Estudo: Portugal tem o 16º melhor sistema de saúde europeu

Portugal tem o 16º melhor sistema de saúde europeu de um total de 26 países, numa lista que é encabeçada pela França. Depois de Portugal surge Espanha e a Grécia, segundo um estudo elaborado pela organização Health Consumer Powerhouse sobre os sistemas de saúde do Velho Continente.

A Health Consumer Powerhouse é a principal organização europeia dedicada a fornecer informação sobre saúde e a analisar indicadores de qualidade. O seu anterior barómetro, o Euro Health Consumer Index (EHCI), incluiu apenas 12 Estados-membros.

Nesta edição, aos 25 Estados-membros da UE somou-se a Suíça por forma a obter um imagem mais ampla da realidade dos sistemas de saúde na Europa.
As conclusões colocam França na primeira posição, seguida da Holanda, Alemanha, Suécia, Suíça e Luxemburgo.
Para elaborar este ranking, a organização com sede em Estocolmo (Suécia) teve em conta 28 indicadores em cinco áreas diferentes: direitos e informação ao paciente, tempo de espera, resultados, generosidade do sistema e farmacêuticas (incorporação de novos tratamentos…). Nestes foram avaliados aspectos como o acesso do paciente a uma segunda opinião médica, a cobertura da assistência dentária, as operações a cataratas por cada 100 mil habitantes ou o acesso a novos medicamentos.

Segundo o sistema de pontuação, que avalia de um a três cada um dos factores, França obteve 576 dos 750 possíveis. Portugal ficou-se pelos 435 pontos.

Fonte: Diário Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s