Computador substitui jornalista em agência de informações financeiras

por Ricardo Anderáos

“Quem matou os jornais?”
A pergunta, estampada na capa da última edição da revista The Economist, tem resposta um tanto óbvia. Não é novidade para ninguém que a internet vem roubando grandes parcelas do público leitor dos jornais impressos. Pouco a pouco, as verbas publicitárias também começam a seguir para onde o povo está indo. Mas se os empresários do setor se sentem cada vez mais ameaçados, os jornalistas não têm demonstrado a mesma preocupação. Se a revolução tecnológica ameaça o futuro de seus empregadores, parece trazer boas novas para a categoria.

Primeiro foram os sites de notícias, lançados por empresas sem tradição jornalística anterior, que montaram redações voltadas para a produção de conteúdo para a web e ampliaram as possibilidades de emprego. Depois foram os blogs, que surgiram com a promessa de dar autonomia aos repórteres e colunistas talentosos, permitindo que publicassem suas histórias diretamente na rede e ganhassem quantias fixas dos grandes portais, interessados em seu conteúdo.

Mas agora parece que o caldo entornou também para quem vive de escrever o noticiário. A Thomson Financial, uma agência que compete com a Reuters e a Bloomberg no fornecimento de informações para o mercado financeiro internacional, começou a utilizar um programa de computador que redige sozinho as notícias para seus clientes.

Os novos sistemas trabalham tão rápido que colocam as matérias na rua apenas 0,3 segundos depois que uma empresa torna públicos os dados de seu balanço. A Reuters informou que está desenvolvendo sistemas semelhantes. Agora só falta inventarem computadores que leiam as notícias no lugar do público. Ou você, aí do outro lado da tela, ainda se acha indispensável?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s