It’s All About the Books

em Digestvo Cultural

O professor olha para a sala de aula e adverte, cansado: “Eu não quero mais ninguém aqui respondendo às minhas perguntas com: ‘De acordo com o Google…’”. É um cartoon, mas poderia ser verdade. No ano passado, alguém, num ensaio sobre educação, perguntou por que as crianças continuavam carregando pesados livros todos os dias…

Não era mais fácil o professor disponibilizar on-line só o material de cada aula – e imprimir um pouco cada vez? Alguém também disse que, com a oferta de informação disponível, a escola perde bastante o sentido: todo mundo aprende o que quer, quando quer – e na ordem em que quiser. Por que o professor (ou a mídia) sabe qual é a “melhor ordem” pra mim e pra você?

Com idéias desse tipo, Josh Kaufman, um gerente júnior da Procter & Gamble, criou o Personal MBA. A deixa partiu de Seth Godin, o marqueteiro-mor da internet, quando, consolando candidatos não-aceitos nos MBAs da moda, ele deixou escapar que eles tinham é sorte de não gastar mais de 100 mil dólares na brincadeira, ficando ainda dois anos fora do mercado… Sendo que, para Seth, bastava ler bons livros e pronto! Ele não revelava quais livros eram esses, mas Kaufman foi lá e citou alguns dos quais podia se lembrar. Seth retribuiu no seu blog; outros foram lá e citaram também.

Quando Kaufman percebeu, a lista completa tinha mais de 150 títulos. Hoje, o Personal MBA, ou PMBA, ganhou site próprio, teve suas indicações de leitura organizadas por assunto e se transformou numa comunidade em que se discute cada volume. O pessoal do MBA tradicional já está dizendo que não é a mesma coisa, que não se compara, etc. e tal.

Mas parece que não faz muito sentido mesmo a comparação – nem, aliás, a disputa. A lista de obras é bastante interessante; a lista de discussão pode ser um antídoto contra a solidão. Que mal pode haver, portanto? Josh Kaufman talvez não devesse ter incluído a sigla “MBA” no nome da empreitada – mas se não o tivesse feito, será que estaríamos falando dele agora? Mentiras sinceras nos interessam; e não só a Seth Godin…>>> The Personal MBA

por Julio Daio Borges

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s