Chá verde emagrece?

Ainda pouco conhecida por suas propriedades terapêuticas, essa planta é eficiente na proteção da pele, como antiinflamatório e até na prevenção de câncer. Várias pesquisas apontam que ela ajuda a queimar gorduras e não são poucos os especialistas que utilizam a erva como uma poderosa aliada da dieta

em Dieta Já

Um pouco de história – O consumo de chá é considerado um hábito saudável há milhares de anos. Não é exagero! A primeira descrição sobre seu uso remete ao século III a.C. Foram os monges budistas que levaram a novidade para o Japão e, no decorrer dos séculos, chegou à Europa, América, África e, hoje, é a bebida mais consumida em todo o mundo. Atualmente cerca de 3 mil produtos são considerados chás, mas só aqueles que têm a planta Camellia sinensis em sua composição podem levar este título. As outras variedades – hortelã, erva-cidreira e outros – são tisanas ou infusões.

O chá verde e outros diferentes tipos de chá são obtidos a partir das folhas da Camellia sinensis. Suas propriedades medicinais são responsáveis pela fama da bebida que atrai consumidores por onde passa. Pesquisas realizadas em várias partes do mundo atestam sua eficiência na proteção da pele, na prevenção contra o envelhecimento precoce, na capacidade de diminuir as taxas de colesterol, de ativar o sistema imunológico e ainda prevenir contra o câncer.

Novos estudos tentam avaliar sua influência no processo de emagrecimento. A presença dos polifenóis – substâncias químicas que são potentes antioxidantes – no extrato podem ser a resposta para o aumento do gasto energético e da oxidação de gordura causados pela bebida. Por essa razão, a planta já está sendo adicionada a fórmulas para perder peso. São dietas que asseguram o poder do chá como principal ingrediente para o emagrecimento.

Coadjuvante poderoso – Levantamentos feitos no exterior atestam que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um artigo publicado em um jornal Americano de Nutrição demonstrou que o extrato de chá verde – que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos, incluindo a cafeína – pode aumentar a utilização de energia bem mais do que a cafeína pura.

No Brasil, especialistas afirmam que a planta tem funções redutoras de peso, é desintoxicante e digestiva e sua ingestão ajuda a eliminar gordura e toxinas do organismo. “A cafeína aumenta o metabolismo basal, o que pode auxiliar no emagrecimento porque é vasoconstritora: essa propriedade está envolvida em maior gasto calórico”, afirma a nutricionista Joselaine Stürmer, proprietária da Clínica Reeducação Alimentar, (RS). “Ele também hidrata e fornece pouquíssimas calorias, quando tomado sem açúcar ou com edulcorantes”, complementa Fabiana Poltronieri, professora do Centro Universitário São Camilo, (SP).

Efeito diurético – Muitas pessoas até pensam que o chá verde tem efeito laxante, mas na verdade ele é diurético. Por essa razão ele também é indicado para pessoas que tenham retenção de líquidos. Tome-o sempre entre as refeições e nunca antes, durante ou logo após, pois a bebida dificulta a absorção dos nutrientes do alimento. “Todos os chás podem exercer a função de diuréticos, dependendo da dose. No entanto, pela alta concentração de catequinas, o chá verde também é desintoxicante”, complementa Joselaine.

Alimento funcional – O mundo científico já começa a aceitar o chá verde como um alimento funcional, ou seja, que além de suas propriedades nutricionais, ele possui substâncias que fazem bem à saúde e previnem doenças. “A bebida, quando incluída na alimentação diária, pode trazer benefícios fisiológicos e específicos”, afirma Fabiana Poltronieri, que também é doutora em Ciência do Alimento.

Autora do livro Comida é um Santo Remédio, Joselaine Stürmer classifica a planta como um dos dez alimentos mais favoráveis para a saúde que existe. Tais constatações transformam esse velho conhecido da medicina oriental em um componente poderoso. A tímida versão em saquinhos está sendo abandonada em detrimento de produtos mais sofisticados: em lata, pronto para beber, misturado com outras frutas ou no iogurte. “O chá verde não perde sua capacidade quando tomado gelado, mas os efeitos são comprometidos quando misturados a outros alimentos, como o leite, por exemplo”, alerta a nutricionista Fabiana.

Apesar de tudo isto, o chá, sozinho, não faz milagres. Médicos, nutricionistas e fitoterapeutas enfatizam que, além dele, é preciso manter refeições equilibradas e exercícios físicos regularmente.

Anúncios

3 comentários sobre “Chá verde emagrece?

  1. Percebi que muitas pessoas não sabem onde encontrar o chá verde para comprar.
    Por isso deixo aqui minha dica de uma loja na internet que tem os mais variados tipos de chá verde.
    A loja chama-se Tanaka Nippon House http://www.tnh.com.br e entrega no Brasil inteiro.

    Espero ter ajudado com essa dica.

    Curtir

  2. Como algumas pessoas relataram dificuldade em obter o cha verde, indico VITTIS PHARMA, localizada na rua palestina, 214 – vila mascote. La voces encontrarao cha verde, cha branco, e outros chas de laboratorios reconhecidamente bons.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s