Mulheres: o que elas consomem?

em InfoMoney – MSN

As mulheres realmente gastam mais do que os homens e ainda interferem nas decisões de compras deles. Segundo o consultor de marketing norte-americano, Tom Peters, elas são mais do que um nicho no mercado, mas o próprio mercado.

Especialistas falam sobre a “mulherização” da economia. Mas quem pensa que a linha de produtos que mais agrada as mulheres são as roupas, cremes e sapatos, está enganado.

As consumidoras já optam por produtos tecnológicos sofisticados e de alto valor, como imóveis e carros, antes um ato masculino. Abaixo estão os hábitos de consumo das mulheres, indicados pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Bens de Consumo
As mulheres dão muito valor ao espaço em casa e à disposição dos móveis. Elas são responsáveis por 80% de todas as decisões de compras de sua família. Por este motivo, o sexo chamado frágil já dominou quase todo o mercado de consumo mobiliário, com 94% de participação.

Quem pensa que elas se limitam aos bens de consumo está enganado. As mulheres são mais cuidadosas com a saúde do que os companheiros. No mercado brasileiro, elas respondem pelo consumo de 88% dos planos de saúde, o que comprova que não se interessam somente com roupas.

Bens de luxo
A participação das mulheres na compra de produtos de luxo cresce cada vez mais. Enquanto cresce o poder aquisitivo, já que conquistam cada vez mais o seu espaço no mercado de trabalho, elas compram mais carros, computadores pessoais, aparelhos eletrônicos e móveis.

As mulheres vêm conquistando espaço no mercado de consumo direta ou indiretamente. Isso porque, se elas não compram com o próprio dinheiro, decidem pelos produtos e serviços.

O fato é comprovado pelo diretor de marketing da Dicico, Carlos Roberto Corazzin, que disse que 65% das decisões de compras de materiais de construção na fase de conclusão das obras são feitas pelas mulheres, as quais decidiam por 58% há dois anos.

Diversão
Os tempos mudaram e as mulheres não se satisfazem somente com flores e um perfume no aniversário. Elas desejam produtos de alta tecnologia, design e qualidade. Um ramo da economia que parece já ter percebido esta necessidade é o de turismo. Isso porque as mulheres já respondem pelo consumo de 92% dos pacotes oferecidos.

E, na hora da compra, o cartão de crédito é um grande amigo das mulheres. Metade dos plásticos em circulação está nas mãos do “sexo frágil”, que movimentou R$ 59,7 bilhões em compras no ano passado, 30% a mais do que em 2004, de acordo com a pesquisa “Indicadores do Mercado e Meios Eletrônicos de Pagamento”, realizada pela Credicard.

em InfoMoney – 3/out/06
http://www.msn.com.br/financas/noticias/noticia4/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s