Incidentes na Internet brasileira aumentam em 20%


Relatório do CERT.br mostra que quase 60 mil ocorrências foram comunicadas à entidade no 3° trimeste de 2006

Do G1, em São Paulo

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) divulgou nesta quinta-feira (05) seu relatório trimestral sobre incidentes ocorridos na internet brasileira. Os números apontam um aumento de 20% nos incidentes, em relação ao trimestre anterior. Entre julho e setembro, o número chegou a quase 60 mil ocorrências contra aproximadamente 50 mil no período anterior.

Desse total, 59% foram sobre vermes, ou “worms”, pragas capazes de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de computador para computador –os “worms” são diferentes dos vírus, pois não necessitam ser explicitamente executados para se propagar. Se a comparação fosse feita com o mesmo período do ano anterior, 2005, o aumento nas ocorrências seria de quase 400% — entre julho e setembro de 2005, o CERT.br recebeu 16 mil notificações de incidentes.

Já as tentativas de fraudes mostraram-se estáveis de julho a setembro de 2006, registrando uma queda de aproximadamente 4% na comparação com o trimestre anterior.

Os números divulgados pelo CERT.br se referem ao total de incidentes reportados espontaneamente por administradores de rede e usuários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s