My name is: Cleveredison, Dijaniane, Estefanisie…

O nome é a expressão de um direito de propriedade, um atributo da personalidade. Cadê a sensatez na hora da escolha?

em Guia da Semana – Mulher

O nome da avó, com o nome do galã da novela das oito, mais o apelido da cantora preferida e pronto: está marcado mais um pobre coitado que veio ao mundo e será chamado de sei lá o quê. Devido à insensatez de alguns pais, os cartórios de Registro das Pessoas Naturais todo santo dia certificam nomenclaturas das mais diversas, algumas que até podem expor seu portador ao ridículo. O problema está nos pais que querem inovar e criar nomes sem sentido, numa junção de pedaços de palavras sem significado, atribuindo muitas vezes ao filho, nomes estrangeiros grafados da forma que são pronunciados, sem pensar nas conseqüências que este indivíduo carregará para o resto da vida cada vez que alguém chamar por ele, independente do ambiente (escola, trabalho, academia, etc).

De acordo com a psicóloga e pedagoga Maria Gruppi, nomes esdrúxulos são um verdadeiro problema. “Ter um nome diferente pode mexer com a auto-estima e confiança da criança, já que ela poderá ser motivo de piadas entre os amigos e ter dificuldades para se identificar em algum grupo. Os argumentos apresentados pelos pais não fazem com que a criança entenda o porquê da diferença radical do próprio nome em relação ao dos colegas. As crianças são pouco flexíveis e muito auto-críticas, o que dificulta ainda mais a aceitação do que é diferente”, acrescenta a especialista.

Pais inventores – Frances Willis teve sua única filha aos 19 anos e queria para ela um nome forte e diferente. Então decidiu fazer a adaptação do nome Tiger, desenho animado que acompanhava, para o feminino. Resultado: a filha chama-se Tage. A garota, hoje com 21 anos, confessa que quando pequena era motivo de chacota na escola, e até hoje se incomoda ao ter que repetir seu nome toda vez que se apresenta a alguém.

Alfabetização – O mestre em educação João Luis de Almeida Machado alerta que o problema vai além do constrangimento, há também obstáculos na hora da alfabetização. “Nomes com letras pouco usadas e trabalhadas no dia-a-dia, como Y e W, fazem com que as crianças sintam dificuldades na assimilação do som com a grafia”, explica o educador e ressalta ainda que erros de documentos também ocorrem freqüentemente com pessoas que têm nomes diferentes.

Numerologia – Segundo especialistas da área, a numerologia fornece um perfil completo do estilo de vida associado à personalidade, quando se aplica os significados dos números individuais da data de nascimento ao nome. Os nomes atraem ou repelem, segundo as vibrações que emitem. “A análise numerológica do nome permite que os pais decidam as características que desejam ao filho, como criatividade, agilidade, evitando até mesmo problemas futuros”, explica a taróloga e numeróloga Cristiane Gimenez.

Para o numerólogo Antônio Carlos Bentivegna, embora a numerologia não destaque tanto o nome, mas sim a combinação dos números, as nomenclaturas estranhas ganham peso no quesito aceitação. “A pessoa que não gosta do próprio nome carrega consigo uma energia negativa, fazendo com que não haja harmonia no dia-a-dia”, enfatiza.

Nomes estranhos

Os nomes abaixo foram coletados a partir de listas públicas, como uma relação de segurados com nomes estranhos divulgada pelo extinto INPS na década de 80, e pesquisas em cartórios realizadas por autores de livros especializados.

Abrilina Décima Nona Caçapavana
Adoração Arabites (masculino)
Aeronauta Barata
Anatalino Reguete
Ava Gina (em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida)
Bandeirante do Brasil Paulistano
Barrigudinha Seleida
Bende Sande Branquinho Maracajá
Brígida de Samora Mora
Danúbio Tarada Duarte
Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco
Francisoreia Doroteia Dorida
Fridundino Eulâmpio
Gigle Catabriga
Juana Mula
Letsgo Daqui (let´s go)
Percilina Pretextata
Radigunda Cercená Vicensi
Telesforo Veras
Usnavy (em homenagem à US Navy, a Marinha Americana)
Os irmãos Epílogo, Verso, Estrofe, Poesia e Pessoína Campos
Os irmãos Xerox, Autenticada e Fotocópia
Os irmãos Cedilha, Vírgula, Cifra e Ponto
As irmãs Defuntina e Finadina
As irmãs Dialinda e Noitelinda
Os irmãos Rebostiana e Euscolástico
Os irmãos Phebo Lux Rochester (em homenagem aos sabonetes e ao laboratório) e Godson (“filho de Deus” em inglês)
Os irmãos Creio Em Deus Pai Kramer e Espírito Santo Riograndense Kramer
Tem ainda a pequena Dinanca, cujo nome veio dos apelidos Dino (pai) e Danca (mãe)
O flamenguista fanático que batizou seus filhos como: Flamena e Zicomengo
E tem o caso dos dois irmãos chamados Zalboeno e Zauxijoane. “Zalboeno” foi montado através de combinações com o nome do Balboeno, ex-jogador de futebol da Argentina. E “Zauxijoane” é: Za (de Zalboeno), Auxi (Auxiliadora, a mãe), Joa (João, o pai) e Ne (Nordeste, a região onde nasceu)

por Andréia Meneguete e Denise Molinaro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s