20 soluções para dar um drible nos micos


“>
da Revista Men’s Health

Alguns acidentes sem importância podem estragar o nosso dia quando acontecem na hora errada. Mas só se você não souber lidar com eles

O dia está perfeito, tudo está correndo bem: você está trabalhando, fazendo negócios, ganhando dinheiro, as mulheres desmaiando ao vê-lo passar. Eis que você se abaixa para apanhar uma caneta que caiu no chão. Nessa hora, suas calças… rééééééc! Rasgam! A sala de reuniões fica em silêncio, todos os olhares dos presentes se voltam para você. Até sua assessora, uma jovem muito atraente, não consegue conter o riso. E agora, Poderoso Chefão? Acabou o dia? Sim, se você não souber resolver esses tipos de problema que de repente fazem de um dia normal uma experiência trágica. Mas nós podemos ajudar você nesses casos. Fizemos uma lista de pequenos contratempos que podem ocorrer no seu dia-a-dia e encontramos maneiras simples, porém engenhosas, para resolvê-los num instante. Leia a seguir um guia de todas as horas para cobrir sua retaguarda (às vezes literalmente) e não deixar você na mão.

PROBLEMA 1: VOCÊ SE SENTOU EM CIMA DE UM CHICLETE COLADO NO BANCO DO TÁXI.
Solução: coloque gelo sobre o chiclete agarrado na sua roupa. Em cerca de cinco minutos, a goma deve endurecer. Então raspe-a com um cartão de crédito. Se não funcionar, ponha um pouco de manteiga no lugar onde a goma de mascar ficou grudada e deixe-a agir por cinco minutos. “A goma vai sair em pedaços”, diz Laura Dellutri, proprietária da empresa America’s Cleaning Connection, no estado do Kansas (EUA). Finalize a operação com um pano molhado para retirar todos os resíduos. Pode ser que fique uma mancha de gordura no local, mas, enfim, melhor isso do que um chiclete grudado na retaguarda.

PROBLEMA 2: UM PEDAÇO DE ALIMENTO QUALQUER FICOU PRESO ENTRE SEUS DENTES.
Solução: guarde uma escova interdental na carteira (ela é fina e bem leve) para tais ocasiões. É mais fácil de usar do que o fio o dental ou um palito de dentes. Só não vá escovar os dentes à mesa, ok?

PROBLEMA 3: VOCÊ NAO CONSEGUE SE LEMBRAR DO NOME DE UMA PESSOA QUE ESTÁ VINDO EM SUA DIREÇÃO.
Solução: “Sinceridade é a melhor saída”, diz Susanna Sancovsky, co-autora do livro Nem Só de Marketing… Postura e Comportamento no Mundo Corporativo (Editora Conex). “Desculpe, mas minha memória hoje está péssima. Como é mesmo seu nome?” é uma boa frase, segundo a escritora, que também possui uma empresa de organização de eventos corporativos em São Paulo. “As pessoas costumam nos receber muito bem quando confessamos uma falha ou revelamos uma fraqueza. Elas não levam isso a mal. Ao contrário, pode até servir para quebrar o gelo.” Assim você não precisa fugir da situação, nem deixa parecer que você não está nem aí para a tal pessoa. Isso pode até ser verdade, mas é melhor não demonstrar.

PROBLEMA 4: VOCÊ ESTÁ NO TRABALHO E RASGA O FUNDO DAS CALÇAS.
Solução: tire as calças. Vire-as do avesso. Lembrou-se de fechar a porta do escritório, sr. Sem Calças? Pois bem, agora grampeie a costura na parte interna das calças. “Sempre há um pouco de pano extra onde fica a costura, portanto o remendo não vai ser visto e, o mais importante, não vai ser sentido”, explica Courtney Kilmartin, maquiadora e estilista em Boston (EUA).

PROBLEMA 5: VOCÊ MORDEU UMA PIZZA PELANDO DE QUENTE E QUEIMOU O CÉU DA BOCA.
Solução: faça um gargarejo com uma mistura de água e água oxigenada. “Ela ajuda a dissolver os tecidos mortos, além de ser efervescente – perdão pela linguagem técnica médica! -, e ainda traz uma sensação de bem-estar”, diz o dr. Richard Zane, que trabalha no setor de emergências do Hospital Brigham para Mulheres, em Boston (EUA). Se estiver sem água oxigenada por perto, tome um sorvete. O frio vai ajudar a aliviar a inflamação.

PROBLEMA 6: VOCÊ COMEU ALHO NO ALMOÇO E, EM SEGUIDA, FICOU SABENDO QUE TEM UMA REUNIÃO QUE NÃO ESTAVA AGENDADA.
Solução: “Antes de sair do restaurante, vá ao bar e pegue uma fatia de limão, passe uma pitada de sal nela e mastigue-a”, diz Peter Kelly, instrutor-chefe na Universidade Johnson & Wales, em Rhode Island (EUA). O óleo da casca do limão e o sal vão ajudar a eliminar o odor de alho. Se quiser tomar uma tequila para acompanhar, bem, isso é opcional.

PROBLEMA 7: VOCÊ NÃO CONSEGUE PARAR DE RIR DURANTE UMA REUNIÃO.
Solução: respire profundamente pelo diafragma e aperte uma caneta com seus dedos. Respirar pelo diafragma ajuda a relaxar. “Foque seu pensamento na respiração e na caneta”, diz Leslie Shapiro, terapeuta comportamental no Instituto OCD do Hospital McLean, em Massachusetts (EUA). Mais uma sugestão de outra coisa para pensar? Que tal imaginar os seus avós dando um malho? Gostou?

PROBLEMA 8: A CANETA QUE VOCÊ ESTÁ APERTANDO PARA SEGURAR O RISO SE QUEBROU E SUJOU SUA CAMISA DE TINTA.
Solução: o ideal é mandar a camisa direto para uma lavanderia que limpe a seco. Mas, se isso não for possível, siga a recomendação de Jonatas Sanches, responsável pelo setor de tira-manchas da empresa 5àSec, de Higienópolis, em São Paulo. “Molhe um cotonete ou pedaço de algodão com um solvente orgânico (que você consegue no almoxarifado) e goteje a substância na camisa, bem aos pouquinhos”, diz Sanches. A mancha vai se espalhar, mas aí você deve cercá-la com outro pedaço de algodão, para que ele, e não sua camisa, absorva a mancha.

PROBLEMA 9: NA HAPPY HOUR, O DESCANSO GRUDA NO FUNDO DO COPO DE SEU DRINQUE.
Solução: esta é fácil, mas engenhosa: ponha um pouco de sal no descanso e o copo não gruda mais.

PROBLEMA 10: VOCÊ ESQUECEU QUE HOJE É ANIVERSÁRIO DA SUA NAMORADA E ESTÁ SEM TEMPO DE COMPRAR UM PRESENTE.
Solução: entre na internet e faça reservas num hotel ou pousada – isso você pode fazer a qualquer hora. Em seguida, use a mesma tecnologia para mandar a ela um cartão com o convite para um fim de semana a dois. Você é promovido de “desnaturado” para “romântico” em dez minutos.

PROBLEMA 11: TEM UMA MANCHA DE COMIDA NA SUA GRAVATA.
Solução: “Se a mancha estiver com uma crosta grossa, raspe o quanto der com um cartão de crédito”, diz Laura Dellutri. Em seguida, passe saliva sobre a mancha – ela amolece o alimento, exatamente como acontece na sua boca. “Para mancha de óleo ou gordura, espalhe talco de bebê sobre ela, cubra-a com algumas toalhas de papel e, em seguida, coloque um livro em cima das toalhas”, diz Clare Spiegel, consultora de imagem em Coral Springs, Flórida (EUA). Após 30 minutos, o papel terá absorvido a mancha.

PROBLEMA 12: VOCÊ ESTÁ COM UM TOPETE ESPETADO E NÃO CONSEGUE ARRUMÁ-LO.
Solução: “Vá correndo ao banheiro e coloque um pouco de sabão líquido na raiz desse topete caprichoso”, diz Leslie Baumann, diretor de dermatologia cosmética da Escola de Medicina da Universidade de Miami (EUA). Se estiver em casa, um pouco de vaselina também ajuda. Ambos vão revestir o cabelo e tirar a eletricidade estática, a causa desse mico.

PROBLEMA 13: VOCÊ ERROU NO PONTO E COZINHOU DEMAIS O MACARRÃO.
Solução: “Frite rapidamente o macarrão com azeite de oliva. Isso vai remover o excesso de umidade”, diz Peter Kelly. Você também pode colocar a massa numa assadeira, cobrila com molho e um pouco de queijo e colocar a mistura no microondas por cinco a sete minutos ou no forno por cerca de 15 minutos.

PROBLEMA 14: VOCÊ EXAGEROU E COLOCOU SAL DEMAIS NA COMIDA.
Solução: “Corrija o problema acrescentando algo ácido à refeição”, diz Kelly. O melhor é suco de limão. Vinagre balsâmico ou vinho tinto ou branco também servem. Manteiga ou azeite de oliva também tiram o salgado, já que revestem o palato.

PROBLEMA 15: VOCÊ QUEIMOU A CAÇAROLA COM A QUAL ESTAVA COZINHANDO.
Solução: encha a caçarola de água, acrescente algumas gotas de detergente, coloque-a no fogo e deixe ferver por 15 minutos. “Depois desse tempo, a comida queimada que está grudada na panela deve se soltar mais facilmente”, diz Laura.

PROBLEMA 16: A ROLHA DO VINHO SE PARTIU EM PEDAÇOS E CAIU DENTRO DA GARRAFA.
Solução: transfira a bebida para uma jarra, coando-a com um filtro descartável de café. Só não use o suporte de plástico com o qual normalmente você faz café, para o vinho não ficar com gosto estranho. A jarra deve ser de vidro, pois as de plástico costumam manter o aroma das bebidas anteriores. Se você tiver uma bacana, pode servir o vinho nela mesma. Se não tiver, remova a cortiça da garrafa com um pouco de água filtrada, escorra e transfira o vinho de volta com a ajuda de um funil.

PROBLEMA 17: NUM ALMOÇO, VOCÊ DEIXOU CAIR VINHO NA CAMISA E VAI VOLTAR AO TRABALHO.
Solução: “Peça ao garçom um pouco de vinagre branco e o aplique sobre a mancha com um guardanapo de papel por trás dela, para que o líquido não se espalhe pela camisa”, explica José Machado Salles, editor do livro Sebastiana Quebra o Galho do Homem Solteiro, Divorciado etc… (Editora Record). Você também pode usar suco de limão ou colocar um pouco de água oxigenada sobre a mancha e deixá-la agir por um tempo.

PROBLEMA 18: VOCÊ TINHA UM COMPROMISSO IMPORTANTE E SE ESQUECEU DE IR.
Solução: “Mande flores para o anfitrião ou anfitriã com um cartão de desculpas. Escreva que torce por uma nova oportunidade ou aproveite para marcá-la de uma vez”, diz Susanna. “Se você não quiser mandar flores, escolha outro presente, como um livro ou uma garrafa de vinho.” Não mate a sogra nem invente emergências, pois cedo ou tarde a pessoa descobre a mentira e sua situação fica pior ainda. Se não houver um anfitrião, mande um e-mail coletivo absolutamente simpático. Só não ignore sua falta, como se nada tivesse acontecido, porque certamente as pessoas não ignoraram sua ausência.

PROBLEMA 19: VOCÊ TEM UM COMPROMISSO E NÃO SE ESQUECEU DELE, MAS ESTÁ UM TRAPO.
Solução: “Passe no banheiro, dê uma arrumada no cabelo e lave o rosto. Mesmo que isso não faça muita diferença, vai ajudá-lo a se sentir mais seguro. Até porque, muitas vezes, a sensação de que estamos sujos ou malvestidos está apenas na nossa cabeça”, diz Susanna. Outra boa dica é carregar uma camisa a mais no carro quando souber que tem um compromisso mais tarde e que não vai sobrar tempo para você passar em casa antes de ir. “Se houver oportunidade durante uma conversa, abra o jogo e comente a preocupação que teve no caminho. Não é feio e vai deixá-lo mais à vontade”, acrescenta Susanna. Só não entre no detalhe do banho de pia…

PROBLEMA 20: UM PESO CAIU NO SEU PÉ E UMA UNHA FICA NEGRA, COM SANGUE PISADO.
Solução: segure um clipe de papel com uma pinça ou um alicate. Esquente as pontas do clipe até que fique em brasa. Em seguida, toque a ponta dele na superfície da unha até que ele a penetre e a ultrapasse. (Não há nervos nas unhas, não vai doer nada, viu, bebezão?). “O sangue vai sair e aliviar a pressão ou a dor que você estiver sentindo”, afirma o dr. Zane. Que alívio, hein?

por Steve Calechman

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s