Foi dada a largada para a corrida do Oscar 2007

da redação G1, no Rio

Saiba quem são os favoritos na disputa pelas indicações das principais categorias da premiação, que acontece em fevereiro.

Ainda faltam mais de quatro meses para o Oscar 2007, que será entregue no dia 25 de fevereiro. Mas já dá para prever quem deve sair vitorioso da maior festa de Hollywood, ou pelo menos ter uma idéia de quem vai ser indicado para cada uma das categorias.

Na internet já começam a pipocar as primeiras previsões e bolsas de apostas, e a experiência garante: as indicações costumam sair 99% de acordo com esses oráculos do Oscar, que usam notícias, críticas e a repercussão em festivais como Cannes e Veneza como termômetro para medir a recepção dos filmes mais badalados em Hollywood. Entre eles, estão os sites EverythingOscar, OscarWatch e The Envelope, do Los Angeles Times.

Neste ano, ao que tudo indica, Martin Scorsese será o grande vencedor da premiação com seu aclamado “Os infiltrados” (“The departed”, no original), estrelado por Leonardo Di Caprio, Matt Damon e Jack Nicholson. O diretor nunca levou para casa nenhuma estatueta, embora tenha sido indicado seis vezes e seja um nome de peso em Hollywood. Chega a hora de reparar tal injustiça com uma consagração, já que o filme vem sendo ovacionado pela crítica internacional, recebido como o melhor do cineasta nos últimos dez anos. O longa deve ser indicado a pelo menos seis das oito principais categorias: melhor filme, diretor, ator (Di Caprio), ator coadjuvante (Nicholson), roteiro adaptado.

Além de “Os infiltrados”, saem na frente na corrida pelos prêmios de melhor filme e diretor “Vôo United 93”, sobre o atentado do 11 de setembro, “Babel”, filmado em três continentes e estrelado por Brad Pitt, “Dreamgirls”, musical com Jamie Foxx e Beyoncé, e “Flags of our fathers”, épico de Clint Eastwood, o queridinho do Oscar. Outros candidatos que podem surpreender e entrar no páreo são a comédia “Pequena miss sunshine”, “A rainha”, de Stephen Frears, “Little children”, com Kate Winslet, “The good shepherd”, dirigido por Robert De Niro, e “The good german”, de Steven Soderbergh e com George Clooney.

Nas indicações para melhor atriz, são certas Meryl Streep (por “O diabo veste Prada”), Helen Mirren (por “A rainha”) e Penélope Cruz (por “Volver”), com a crítica em peso a favor delas. Entram na corrida Kate Winslet (por “Little children”), Beyoncé Knowles (por “Dreamgirls”, Nicole Kidman (por “Fur”), Gretchen Mol (por “The notorious Bettie Page”).

Entre os atores principais, a aposta geral é nos queridinhos Di Caprio, Matt Damon (por “The good shepherd”) e George Clooney (por “The good german”), além do veterano Peter O’Toole (por “Vênus”) e Forrest Whitaker, que vem sendo extremamente elogiado por seu papel de ditador de Uganda em “The last king of Scotlant”.

Se o Oscar fosse hoje, o prêmio para roteiro original provavelmente seria disputado por “Pequena miss sunshine”, “Volver”, “A rainha”, “Babel” e “Vôo United 93” e o de roteiro adaptado, por “Os infiltrados”, “Dreamgirls”, “The last king of Scotland”, “Little children” e “Obrigado por fumar”.

Na categoria animação, devem entrar “A casa monstro”, “A era do gelo 2”, “O bicho vai pegar”, “Os sem-floresta” e, com sorte, “A scanner darkly”, a viagem pop de Richard Linklater . Já entre os documentários, pouco importa quem serão os indicados, pois já é quase certo que o vencedor será o elogiadíssimo “Uma verdade inconveniente”, o apelo do ex-vice-presidente Al Gore contra o aquecimento global.

Mas isso, é claro, são apenas previsões. O sobe e desce vai continuar, e pode haver surpresas até o dia 23 de janeiro, quando a Academia anuncia os indicados ao Oscar. As surpresas sempre podem (e devem!) existir, mas costumam ser apenas as exceções que confirmam a regra: Hollywood é previsível.

por Carla Meneghini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s