Mesmos pais com cores diferentes

Pais mestiços podem legar a filhos tanto genes para pele clara quanto para pele escura, gerando gêmeos aparentemente díspares.

Do G1, em São Paulo 

O último caso a ganhar notoriedade foi o da britânica Kerry Richardson, com seus meninos Layton (loiro) e Kaydon (mulato). Trata-se de um acontecimento raro, mas não tem nada de miraculoso – e não é nem preciso duvidar da fidelidade da mãe ao marido para explicar o que acontece.

A informação crucial na maioria dos casos é que pelo menos um dos membros do casal tem herança racial mista. Kerry, por exemplo, é descendente de negros nigerianos e ingleses brancos, enquanto seu marido é de origem européia. Como a cor da pele entre seres humanos é determinada por um conjunto de quatro a seis genes diferentes, casais mestiços podem, com uma bela dose de sorte, gerar bebês muito diferentes entre si.

Esses vários genes contêm a receita para a produção da melanina, a “tinta” bioquímica que dá cor à pele humana. Cada um deles induz a produção de tipos ligeiramente diferentes de melanina, uns ligados a pessoas de pele mais clara, outros a pessoas de pele mais escura. Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária. Mas, em seu DNA, o bebê tem ambos os tipos de gene.

Assim, Kerry poderia passar a seus filhos tanto genes para pele clara quanto os para pele escura. Aí é que vem o acaso: quando produziu seus óvulos, ela deve ter passado para um deles apenas as cópias ligadas à pele clara; já o outro óvulo “ganhou” apenas as cópias de genes para pele escura. Assim, um dos bebês nasceu mulato (por causa da ação dos genes para pele clara do marido), enquanto o outro é loiro.

Clique aqui para ver as fotos dos bebês divulgadas pelo “The Sun”.

Clique aqui para ver os irmãos Layton e Kaydon.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s