Ensaio para o Manifesto aos Detestáveis Erros Jornalísticos

Ahhhh hora do almoço é tudo igual… eu saio correndo como uma desesperada prá almoçar no self-service… aquela comida quentinha, que ninguém remexeu e volto rápido prá cá.

Aí, quando chego, as pessoas estão morrendo de fome e eu de sono, porque comi prá caralho e na rapidez do The Flash (mesmo porque, hoje saio às cinco e precisava terminar de escrever duas matérias iniciadas antes do rango).
 
E é justamente nesse horário que dá prá flagrar alguns detestáveis erros jornalísticos. Fico aqui praticando meu total desprezo pela escrita e edição das matérias e dando uma de editora.
 
O texto a seguir é um exemplo claro do meu repúdio aos cinco anos mal-vividos na Faculdade de Comunicação Social…. poderia até fazer parte do meu Manifesto aos Detestáveis Erros Jornalísticos (que um dia em breve, terei o prazer de escrever!!!!)

RIO GRANDE DO SUL: Morangos podem ter mais agrotóxicos que o permitido 31/10/2006 (tudo bem …”podem”…ninguém sabe mesmo!!!)
 
É difícil encontrar alguém que não goste de morangos. (poxa, conheço muita gente que odeia morangos, é alérgica, tem nojo…sei lá! De onde o repórter tirou essa informação?)  O problema é que é fácil encontrar elevados índices de agrotóxicos na fruta. (O que uma frase tem a ver com a outra??? que link é esse???rs). O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Estadual??? de onde, se for de Brasília não dá…aqui é DF, DF!!!!) lançou alerta sobre a alta contaminação detectada na atual safra. A partir do monitoramento de hortifrutigranjeiros no Rio Grande do Sul, realizado desde 2003, foi rastreado um grande número (quanto??? acho que a matéria tem mto “achismo” rs) de amostras de morango com agrotóxicos de uso não-autorizado ou acima do limite permitido por lei .(e qual é esse limite pelamordedeus?) Para a coordenadora do setor de alimentos do centro, Susete de Almeida, o consumo de morango deve ser moderado para evitar prejuízos à saúde. (evitar preejuízos à saúde??? po, não poderia ter sido mais simples não? evitar doenças, evitar danos, evitar mal-estar nas pessoas…affff)
 
TEC/SONORA: coordenadora do setor de alimentos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, Susete de Almeida
“Pode dar uma diarréia, pode ser cumulativo, pode ser cancerígeno daqui a um tempo, pode dar mal estar, vômito, por isso a orientação de que se não se consuma em grande quantidade para diminuir a exposição da população a esses produtos que por um acaso estiverem contaminados.
 
LOC/REPÓRTER: Os produtores das amostras reprovadas na avaliação são denunciados ao Ministério Público. (por quem??? quem é que faz a denúncia? o consumidor ou o xerife da cidade?)  O consumidor não deve comprar morangos sem rotulagem, procedência e data de embalagem, porque esses produtos não são analisados. (de novo: analisados por quem???? pelo INMETRO dos morangos? disse só no começo, o ouvinte não é obrigado a se lembrar!!!!). Denúncias podem ser feitas ao Setor de Alimentos do Centro Estadual (agora eu me lembro que é do RS!!!!!) de Vigilância em Saúde, pelo e-mail cevs@saude.rs.gov.br, ou às vigilâncias sanitárias de cada município.
 
SERÁ QUE SOU MÁ OU APENAS CUMPRO O DEVER DA MINHA PROFISSÃO QUE É TENTAR SER O MAIS CLARO, COESO E COERENTE POSSÍVEL????
 
ps.: se forem passar à frente, por favor, não divulguem o nome da empresa nem do repórter!!!

por Ivana Sant’Anna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s