Tirando a ‘junk food’ da boca das crianças

Reino Unido proíbe anúncios na TV

do Globo (23/02/2007)

LONDRES –  O Reíno Unido decidiu banir da televisão, a partir de 2008, os anúncios de guloseimas – a chamada junk food, sem valor nutricional – voltados para crianças. A decisão foi anunciada ontem pelo Ofcom, o órgão regulador da mídia britânica. O objetivo é combater o aumento da obesidade infantil no país, mantendo as crianças longe de petiscos gordurosos e refrigerantes açucarados.

Segundo o Departamento de Saúde britânico, 32% dos meninos e 31% das meninas entre 2 e 15 anos de idade estão acima do peso ou obesas, e a perspectiva é que essa situação piore.

O Ofcom já havia anunciado, em novembro do ano passado, a proibição dos anúncios de junk food voltados para crianças entre 4 e 9 anos a partir de abril próximo. A decisão de ontem estende a proibição de propagandas que tenham por alvo crianças até 15 anos. Mas esta só entra em de janeiro d e 2008 – prazo que gerou críticas de ONGs.

O Ofcom diluiu ainda mais regras que já eram fracas”, afirmou, em nota, a Campanha pela Alimentação Infantil. “Isso não surpreende, devido à insistência deles em contrabalançar a saúde física das crianças com a saúde econômica das empresas de televisão”.

A própria Associação Médica Britânica defende que o Ofcom adote regras mais rígidas, e vários grupos de consumidores querem que os anúncios de junk food sejam proibidos antes das 21h.

Já as empresas de TV e os anunciantes afirmam que as novas regras são excessivas.

O Ofcom estima que o impacto total na receita das emissoras chegue a 39 milhões de libras (US$ 73,6 milhões) anuais. Com o tempo, porém, essa perda pode recuar para 23 milhões de libras, à medida que emissoras como ITV, BSkyB e Channel 4 encontrem outros anunciantes.

As restrições também se aplicam a emissoras internacionais que transmitam para outros países a partir do Reino Unido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s