A seguir cenas dos próximos capítulos

por Julio Daio Borges, em Digestivo Culturalxx.jpg

Jornalistas caminham cabisbaixos pelas redações como animais ameaçados de extinção. Enxovalhados por todos, desde seus empregadores até internautas de plantão, desde a opinião pública até a ranhetice dos media watchers, os jornalistas nunca estiveram tão por baixo quanto hoje.

Veteranos aconselham calouros a mudar, enquanto é tempo, de profissão; a imprensa-impressa luta contra suas variantes gratuitas (e contra o tsunami de repórteres-cidadãos); grupos de mídia, nesse cenário, ou “travam” ou colocam todas as suas fichas em iniciativas de resultado nulo. A escolha se dá entre salários anualmente achatados, combinados a jornadas sobre-humanas, e desemprego, temperado com um sem-número de bicos que, se somados, não produzem uma remuneração digna desse nome.

Em termos de consciência, como zumbis do noticiário, jornalistas vendem, diariamente, sua assinatura, seus escrúpulos e sua reputação. Não respondem, claro, por aquilo que leva seu nome, nem teriam como, tamanha a quantidade de intervenções, sugestões, imposições. A alma do jornalista contemporâneo é a de um bicho de estimação abandonado na rua; de uma biruta, que aponta para onde o vento soprar; ou de um termômetro quebrado, de onde vaza todo o mercúrio e cujos cacos cortam a mão. É neste tempo de desolação que uma atriz, encarando uma jornalista na televisão, tenta devolver um pouco do respeito perdido.

E como se até a representação do jornalista estivesse impossibilitada, a própria atriz, antes da encenação ir ao ar, sofre sabotagens constantes. A novela da legitimidade de sua atuação já começou, enquanto que os capítulos da história que ela protagoniza não viram ainda a luz do dia. Não é nem pelo amor dela ao jornalismo: é mais pelo desejo de transmitir um legado artístico a seu filho, que igualmente anseia trabalhar na televisão. O jornalismo como o conhecemos talvez esteja incuravelmente ferido, mas e a atriz… tem salvação?

> Sonia Lima fará jornalista em novela da Record

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s