O Pan e o turismo

 

 

do Blog Viaje na Viagem, por Ricardo Freire

Eu tenho a impressão — gratuita e não-baseada em nenhuma pesquisa ou experiência prévia — de que as expectativas quanto ao fluxo de turistas durante o Pan do Rio são exageradas.

Para começo de conversa, desconfio fortemente da existência desse personagem, o “turista de Pan”. Alguém aí já teve vontade de ir a algum Pan? Ao Pan de Indianápolis? Ao Pan de Winnipeg, no Canadá? Aos Pans de Havana, de Mar del Plata ou de Santo Domingo?

Tudo bem: nenhum desses lugares se compara ao Rio. Mas será que, para o público externo (americanos, que não dão a mínima ao Pan, e europeus, que não têm nadinha a ver com o peixe), a ocorrência de um evento desse tamanho em plenas férias de julho não vai soar mais como um transtorno do que como um atrativo? (Se eu fosse gringo, só marcaria minha viagem para depois que esse negócio acabasse.)

Ei, não me leve a mal: eu sou super a favor do Pan — mesmo com o descalabro administrativo. Só acho que estamos nos preparando para receber gente que não virá para os jogos.

Quem deve vir? Jornalistas (aos montes), parentes de atletas e turistas internos, bombardeados pela propaganda da TV. Os turistas convencionais vão levar um susto ao chegar ao Rio e saber que uma sub-olimpíada continental está em cartaz.

Veja bem: os hotéis devem ficar lotados, porque o parque hoteleiro do Rio é muito pequeno. Mas se os preços subirem demais, não sei não…

Mesmo se acontecer essa falta de procura por ingressos e acomodações que eu estou prevendo, tomara que isso não caracterize o evento como um fracasso. O Pan não é o Pan; o Pan é o nosso vestibular para construir uma candidatura séria para a Olimpíada (acho difícil) e, o que é mais importante: um ensaio para a Copa.

Eu sou totalmente pró-Copa. E acho que tinha que existir um grupo de trabalho no Ministério do Turismo, reunindo companhias aéreas, operadoras e associações hoteleiras para desde já descobrir um jeito de fazer com que a gringaiada que virá (e para a Copa, eles virão!) consiga aproveitar esse mês no Brasil para viajar para tudo quanto é canto. Não vai ser fácil…

E você? O que acha do Pan do Rio e da possível Copa de 2014 no Brasil?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s