Pesquisa identifica 5 tipos de internautas, onde vc se encaixa?

Do Blue Bus

A jornalista Jamima Kiss publicou em seu blog, na semana passada, um resumo do estudo produzido pela empresa de pesquisas de tendências inglesa The Future Laboratory. Chamado New MediaScapes, ele identifica 5 perfis de usuários da internet. Quer saber quais sao? Lá vai.

O primeiro grupo foi batizado de ‘Autênticos Digitais’ e representa a maioria dos pesquisados – 1/3 dos executivos e igual proporçao dos estudantes acreditam que se enquadram nesse perfil. Eles nao estao dispostos a consumir conteúdo em canais diferentes se nao houver uma razao prática para isso. Ou seja, preferem ver programas na TV, navegar na web em um computador e por aí vai. Outro sinal de conservadorismo, ou talvez nostalgia, é que essas pessoas costumam guardar objetos como CDs, discos de vinil e livros, mesmo depois de ter digitalizado e transferido esse conteúdo para outros aparelhos.

Outro segmento, chamado de ‘Exploradores de Mídia’, é composto por pessoas mais velhas e desconfiadas com a tecnologia. Essa gente nao anda por aí carregando laptops ou smartphones e se confunde com as múltiplas funçoes de seus equipamentos. Mantêm-se fiéis aos canais de informaço aos quais estao acostumados e nos quais confiam, embora se aventurem de vez em quando no Google ou Yahoo para achar alguma coisa específica. Preferem conversas pessoais ao telefone celular e gostam de jornais e revistas impressos.

O 3º perfil, intitulado ‘Residentes Aprofundados’, é formado por viciados que usam a tecnologia para tudo, desde tornar a vida mais prática até obter diversao. Sao naturalmente mais jovens e nem lembram mais como era a vida antes da web. Como seria de se esperar, esse grupo é o que mais posta vídeos no You Tube, possui blogs ou manda fotos e informaçoes para as seçoes interativas dos jornais. Eles levam seus aparelhos eletrônicos para toda a parte, como uma extensao do corpo, adoram games e acessam as notícias prioritariamente na web.

A tribo seguinte é a dos ‘Zapeadores de Canais’, gente que possui tempo de menos e coisas demais para ler, ver ou ouvir. Eles querem estar por dentro de tudo e odeiam quando alguém cita alguma tendência que eles ainda nao conhecem. Por isso, gostam de jornais e revistas que resumem as informaçoes que precisam ter, mas também consomem publicaçoes modernas, para ficar antenados com o novo. Gravam os programas de TV para assistir quando o tempo permitir e recebem notícias de todos os lados – TV, rádio e internet.

Finalmente, o último segmento é o dos ‘Promotores Sociais’, que usam a internet basicamente para fazer amigos e construir comunidades de relacionamento. Para essas pessoas o celular é muito importante, especialmente os que possuem câmeras e permitem navegar na web – para que possam sempre atualizar a informaçao nos sites de relacionamento dos quais participam. Eles sao os que menos assistem TV ou lêem livros, mas têm o hábito de compartilhar notícias com os amigos por e-mail.

E aí? Em qual deles você se encaixa?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s