Na cozinha com Gordon Ramsay

Da Revista Época – nº 511 – 03/março/2008

Chega ao Brasil o livro de receitas do exigente chef de Hell´s Kitchen, o reality show sobre culinária

Ele reúne um total de 12 estrelas do guia Michelin, somando seus restaurantes no Reino Unido e fora dele. Até hoje, só o mito francês Alain Ducasse mereceu tal deferência do guia mais respeitado do mundo. Trabalhar na cozinha do exigente chef escocês Gordon Ramsay é um inferno, mas experimentar sua comida é uma experiência divina.

O astro do reality show transmitido pela GNT Hell’s Kitchen – famoso por insultar os cozinheiros que passam por seu programa – acaba de lançar no Brasil o livro Segredos de Gordon Ramsay (Editora Globo, R$ 54).

LIVRO: Segredos de Gordon Ramsay

hellskitchen.jpg

Ao contrário do que faz na TV, no livro o ex-jogador de futebol é só gentilezas. Ramsay abre as portas de sua cozinha para o leitor e ensina princípios básicos. Diz qual a faca ou a panela ideais, dá receitas como a dos tatins de banana e rum (abaixo) e revela segredos como o dos cubos de azeite congelado que derretem na sopa, soltando o sabor aos poucos.

TATINS DE BANANA E RUM – Para 4 pessoas

A receita de tatins de banana é uma das cortesias de Ramsay no livro

Ingredientes:

  • 80 g de açúcar refinado
  • 80 g de manteiga sem sal em pedaços pequenos
  • 2 colheres (sopa) de rum escuro
  • 300 g de massa folhada
  • 2 bananas grandes ligeiramente verdes

Para servir: leques de baunilha, sorvete, creme ou crème fraîche, fatias de banana seca (opcionais), açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

  1. Pegue uma frigideira que vá ao forno ou uma forma chata rasa. Coloque o açúcar em uma panela de base pesada, adicione duas colheres de água gelada e aqueça até que derreta.
  2. Junte a manteiga e derreta em fogo médio, sacudindo a panela para misturar. Ferva até obter um caramelo marrom-escuro, mas não deixe queimar. Retire do fogo e acrescente o rum.
  3. Derrame o caramelo na frigideira e espalhe com o dorso de uma colher, cobrindo a área para quatro meias bananas. O caramelo não precisa chegar até as bordas. Esfrie até firmar.
  4. Abra a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada até ter um pouco mais de 3 mm. Amasse para formar uma bola e sole até ficar uniforme. Abra-a de novo, mais fina.
  5. Descasque cada banana, corte ao meio no sentido do comprimento e acomode o lado curvado sobre a massa. Corte a massa ao redor das bananas, deixando uma borda de 1 cm por toda a volta, criando formatos de meia-lua. Transfira as bananas para uma tábua com o lado cortado voltado para baixo e drapeie a massa sobre elas. Pressione a massa nas laterais das bananas e apare quaisquer excessos, depois acomode as metades de banana sobre o caramelo com as partes cortadas voltadas para baixo. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos. Preaqueça o forno a 200ºC.
  6. Pouco antes de servir, acomode a frigideira sobre uma chapa pesada de assar e leve ao forno por 12 a 15 minutos, até que a massa fique levemente dourada e crocante. Deixe descansar por 1 minuto. Depois deslize uma espátula debaixo de cada banana. Levante cada uma delas cuidadosamente e vire-as sobre o prato aquecido. Regue com os caldos caramelados da frigideira e cubra com um leque de baunilha. Sirva com uma bola de sorvete sobre uma fatia de banana seca ou acompanhe com creme ou crème fraîche. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s