Jornal do futuro tem futuro?

Do AdNews

 

Se os jornais morrerem, não será por falta de tecnologia.  A prova disso está na nova edição digital do San Jose Mercury News, da Califórnia.

Há uns bons anos há várias edições palatáveis de jornais diários na web, que mostram as páginas tais e quais saíram em papel, inclusive com anúncios. Ficar dando zoom para ler um jornal inteiro por dia na web é uma chatice, mas quebra um galhão para uma consulta rápida ou  quando se está à distância.

O Mercury News inova pela rapidez do HTML na apresentação das páginas, na variedade de opções – modo gráfico ou texto puro – colocadas lado a lado das páginas que reproduzem o design do papel. Dá, inclusive para ler tudo da maneira convencional, com os zooms de sempre – como se faz no Globo já há um tempão.

Também dá para ver uma página só ou duas, uma sequência de thumbnails, seguir por índice ou busca avançada – inclusive folhear a edição, como também se faz já há bastante tempo. A tecnologia, da Tecnavia, é sólida.

A pergunta é: será que as pessoas vão querer ler jornais assim no futuro?  Ou vão preferir ler e comentar notícias na web em outros formatos, sem qualquer referência a papel ou a edições diárias de qualquer título?

Acho que a tendência é o ciclo de notícias 24 horas por dia. Não deixo nunca de dar uma olhada diária no Wall Street Journal, que assino na web. Mas 90% do que leio é material do dia, que não saiu no papel.

Para ver o demo da nova edição do Mercury News, dê um pulo aqui.

Por Sandra Carvalho – INFO Online

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s