Portal Europeana vai reunir acervo raro na internet

Da Folha Online

France Presse, em Bruxelas

Livros raros, antigos ou cujas edições se esgotaram, pinturas, músicas, manuscritos, mapas. O projeto Europeana, que a União Européia lança na próxima quinta-feira, pretende tornar acessível em apenas um site o imenso patrimônio cultural das bibliotecas nacionais do continente.

Esta é a idéia do portal multilíngue que armazenará não apenas livros, mas também outras obras digitalizadas em mãos de centros e instituições culturais européias.

“A Europeana representa uma aliança inédita entre as novas tecnologias e o mundo da cultura. Modificará de maneira profunda a forma que cada um terá acesso a partir de agora ao patrimônio cultural europeu”, afirmou a comissária européia da Sociedade de Informação, Viviane Reding.

Como primeira etapa do projeto, dois milhões de obras de arte estarão acessíveis na Europeana a partir de quinta-feira e o objetivo é incorporar mais oito milhões até 2010.

Entre os primeiros conteúdos estarão clássicos literários como “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, e documentos históricos como manuscritos de Beethoven e Mozart.

A criação da Europeana foi o objetivo-chave da iniciativa de digitalização de bibliotecas adotada pela Comissão Européia em 2005 com a intenção de abrir ao grande público o patrimônio cultural e científico dos 27 membros da UE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s