Cientistas tentam decifrar padrão de fuga das baratas

Movimentos têm certas características definidas, afirmam pesquisadores. Entretanto, variação introduz imprevisibilidade nos movimentos.

Henry Fountain
Do ‘New York Times’
no G1

Odiadas, as baratas correm em disparada em resposta a ameaças, seja ela humana ou de outra natureza. Apesar de esses movimentos não serem aleatórios, eles não são inteiramente previsíveis, afirmam pesquisadores de um estudo publicado na “Current Biology”.

As barata escolhem uma entre várias trajetórias preferíveis quando fogem de um predador, e essa variabilidade é suficiente para confundir os agressores na maioria das vezes.

Paolo Domenici, do Instituto Metodológico de Química do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, e colegas mediram como a barata americana (Periplaneta americana) responde a estímulos de ameaça. Eles descobriram que todos os insetos testados reagiram de forma similar, com sua rota de fuga fazendo um ângulo em relação à direção da ameaça.

Apesar de haver alguma variabilidade, os pesquisadores descobriram que em testes repetidos esse ângulo de fuga variou de cerca de 90 graus (em um ângulo reto na direção da ameaça) a 180 graus (na direção oposta), com picos, ou trajetórias preferidas, de cerca de 90 graus, 120, 150 e 180 graus.

Os pesquisadores afirmam que não fazem idéia do que ocorre no sistema nervoso das baratas para produzir essas rotas de preferência. Mas eles observam que a variabilidade da rota de fuga não é incomum no mundo animal. Assim, com análises mais profundas pode ser possível desenvolver uma teoria geral de como os animais mantêm certo nível de imprevisibilidade.

E por falar nisso, lembre-se da descoberta das rotas de fuga 90-120-150-180 da próxima vez que for perseguir uma barata na cozinha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s