Conhecer Paris é…

Depois de 6 meses, finalmente, consigo dizer o que é conhecer Paris. Sim! Seis meses; desde outubro, penso na viagem. Em cada momento, cada lembrança, cada uma das 1500 fotos e um caderno cheio de entradas de museu, tickets de metrô, papéis e recordações do que é conhecer Paris…

Conhecer Paris é caminhar. Caminhar pelas ruas estreitas, pelas grandes avenidas, pelos jardins floridos, pelo Louvre, pelo D’orsay, pelo Jardim des Tulleries, pelo Trodero, pelo Père Lachaise, pelo Champs de Mars… enfim, é caminhar. Nada de ficar enfurnado num metrô.

Conhecer Paris é se encantar com cada detalhe dos prédios de 1800, onde moram cidadãos comuns, como eu e você. É ir ao supermercado comprar queijo e vinho. É comprar coisas que você nem imagina o que seja e fazer piquenique na cama do hotel com tudo isso.

Conhecer Paris é ter vários mapas da cidade – alguns recolhidos no aeroporto, outros tantos das Galerias Lafayette. É marcar no mapa, com o lápis do hotel, o roteiro do dia seguinte.

Conhecer Paris é ir ao Louvre e encarar a Monalisa.Ver a coroa do Rei Sol, do Napoleão e o Código de Amurabi.

É passar 20 minutos caminhando para encontrar a Vênus de Milo. É comprar “coisinhas” na loja do museu e acabar o passeio debaixo da Pirâmide.

baguete2

Conhecer Paris é sentar num Café, comer croissant e pain o chocolat. É entrar na padaria e sair de lá um uma baguete. É comer macarron chez Les Délices de Manon. É tomar chocolate quente, comer sorvete, sanduiche de baguete, queijo, vinho, mais queijo, mais vinho.

Conhecer Paris é passear às margens do Sena. É passar por todas as pontes (de l’Alma, Pont Neuf, St. Michel, des Arts, du Carrousel, Pont Royal, de la Concorde, des Invalides…).  É apreciar cada detalhe em ouro da Pont Alexandre.

E depois de atravessá-la, ver dos detalhes do Grand e do Petit Palais, antes de seguir para Place de la Concorde.

Conhecer Paris é ir ao museu Rodin e encarar o Pensador e ver a delicadeza das mãos esculpidas pelo artista.

É ir ao D’Orsay e ver que o grande relógio da antiga estação ainda marca as chegadas e partidas, mesmo que imaginárias.

É ver o Obelisco e imaginar como foi parar ali. É pensar no gênio que foi André Le Notre ao criar jardins tão lindos, há tanto tempo.

paris-167

Conhecer Paris é ir ao cemitério. É passar uma tarde no Père Lachaise, outra no cemitério de Montmartre.

piaf

É ver o túmulo dos famosos: Oscar Wilde, Jim Morrison, Larousse (o da enciclopédia!), Edith Piaf, Balzac, Molière, La Fontaine, Rossini, Chopin, Heloisa e Abelardo, Sartre e Simone de Beauvoir. E quase desistir, antes de encontrar o da Maria Calas

Conhecer Paris é ver as galerias de arte, no meio da rua.

Conhecer Paris é respirar história. É conhecer igrejas – Notre Damme, Saint Suplice, Saint Germain de Près, Sainte Clotilde.

É imaginar como eram as missas em 1200.

Conhecer Paris é ir às compras. Em lojas de museu, nos pequenos comércios perto dos pontos turísticos. E não esquecer de passear pelas Grandes Galeries (Printemps e Lafayette).

É ir ao terraço da Lafayette e ver a L’Ópera pelos fundos e a cidade de cima. É entrar na Sephora e comprar perfumes.

Conhecer Paris é ir a livrarias. Todas que encontrar. Pequenas, grandes, sebos. É ver o Moulin Rouge, a Tour Eiffel. Passear nos Jardins de Luxemburg e ver que a arte está em todos os lugares.

Conhecer Paris é ver a tumba do Napoleão, visitar o Musée D’Armée e ver quão magnífico é o domo da Église du Dôme. É – mais uma vez – passar pela loja do museu e comprar uma medalha do Napoleão.

Conhecer Paris é subir à Sacre Coeur (pela escada!)…

…e descer de trenzinho.

paris-563

É apreciar o colorido das floriculturas e dos jardins da cidade. É imaginar quantas cores ainda cabem na palheta de quem os criou.

Conhecer Paris é ver a Torre Eiffel de vários pontos da cidade.

É apreciar sua beleza arquitetônica também à noite.

Conhecer Paris é ouvir jazz na rua.

É ver um dos primeiros cabarés da cidade.

Por tudo isso, e muito mais…

…conhecer Paris é um estado de espírito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s