Cannes terá Disney e filme brasileiro

da Gazeta Mercantil/Caderno D

27 de Abril de 2009 – A briga é boa. O dinamarquês Lar von Trier com uma história de terror (“Antichrist’’), o francês Alain Resnais com um drama moderno (“Les Herbes Folles’’), o americano Quentin Tarantino com um filme de guerra (“Bastardos Inglórios’’) e o espanhol Pedro Almodóvar com um melodrama de humor negro (“Los abrazos Rotos’’). A lista da competição do 62º Festival de Cannes, que acontece entre os dias 13 e 24 de maio, revelada em Paris, reúne a nata do cinema de autor internacional, com vários nomes já consagrados pela Palma de Ouro. Da produção brasileira, até o momento, está confirmado o filme “À Deriva’’, de Heitor Dhalia, na mostra Un Certain Regard, o evento paralelo mais importante do festival.

A programação oficial deste ano será aberta com o desenho animado “Up – Altas Aventuras’’, dos estúdios Disney Pixar. Além dos cineastas citados, retornam à Riviera Francesa o inglês Ken Loach, que tenta sua segunda Palma com “Looking for Eric’’ (sobre um carteiro em crise que recebe conselhos de um amigo imaginário); a neozelandesa Jane Campion (de “O Piano’’) com “Bright Star’’, sobre os amores do poeta romântico John Keats; e o austríaco Michael Haneke (de “A Professora de Piano’’), concorrendo ao bicampeonato com “Das Weisse Band’’ (O Lado Branco).

Poucos filmes vêm de Hollywood. Além do filme de Traantino, Ang Lee exibirá “Taking Woodstock’’ e Sam Raimi volta ao horror com “Drag Me to Hell’’, escalado para uma das sessões da meia-noite.

“Acredito que a greve de roteiristas de Hollywood (entre o final de 2007 e o início de 2008) contribuiu para uma safra menor de filmes americanos com nosso perfil’’, analisa Thierry Fremaux, diretor artístico do evento.

Outra característica da seleção de 2009 é a predominância de filmes asiáticos. Dos 20 candidatos ao grande prêmio, quatro vêm daquele continente: “Spring Fever’’, de Lou Ye, “Face’’, de Tsai Ming-Liang, “Vengeance’’, de Johnny To, e “Thrist’’, de Park Chan-Wook. “A Ásia é o novo centro de criação e de recriação de tendências cinematográficas’’, atestou Gilles Jacob, diretor do festival.

No Brasil, Heitor Dhalia celebra seleção para a mostra Un Certain Regard. O pernambucano radicado em São Paulo considera que a exibição de “À Deriva’’, seu terceiro longa-metragem, no festival fecha um ciclo e dá início a um outro. O filme, nascido de uma parceria entre a brasileira O2 e a Focus Features inglesa, é a primeira co-produção internacional assinada pelo diretor de “O Cheiro do Ralo’’ (2006).

“Há dois anos estive em Cannes vendendo o projeto do filme a investidores estrangeiros.

Agora, vou aproveitar a estreia mundial dele no festival para anunciar novas parcerias internacionais’’, avisa o cineasta de 39 anos, cujo primeiro longa foi o sombrio “Nina’’ (2004), estrelado por Guta Stresser.

Seu novo filme, rodado nos arredores de Búzios (RJ), conta a história de Filipa (Laura Neiva), adolescente que passa as férias de verão com a família em uma casa de praia. Escrito pelo próprio Dhalia, a trama descreve um rito de passagem de uma jovem à sombra da iminente separação dos pais, o escritor Mathias (vivido pelo ator francês Vincent Cassel, de “Senhores do Crime’’), e a professora Clarice (Deborah Bloch). É o filme mais solar do diretor, que costumava perseguir personagens e ambientes melancólicos, como fez na minissérie “Alice’’, produzida para o canal HBO e exibida em 2008.

“Por incrível que possa parecer, considero esse meu filme mais pessoal. O enredo tem mais a ver comigo, está carregado de traços autobiográficos muito fortes, a infância à beira-mar, a deterioração do casamento dos meus pais. ‘À Deriva’ diverge dos meus outros trabalhos, não tem nada de sombrio, mas é o meu filme mais maduro’’, diz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s