Pato Donald completa 75 anos

Da Veja.com

O Pato Donald, um dos personagens criados Walt Disney, completa nesta terça-feira 75 anos. Donald apareceu pela primeira vez em 9 de junho de 1934 em um curta-metragem da série dos Silly Symphonies, A Galinha Espertalhona, adaptada de um conto russo em que uma galinha procura ajuda para plantar um campo de milho. Donald, seu vizinho, fará de tudo para não ter de colocar as mãos na massa.

Disney pretendiar criar um personagem que fizesse contraponto ao carismático Mickey Mouse. Donald precisava ser ranheta, irritante é pouco hábil nas disputas com o rato protagonista. Aos poucos ele foi ganhando espaço e a fama se completou quando Clarence Nash, um homem do campo, entregador de leite e exímio imitador de sons de animais, caiu nas graças de Walt Disney. O homem recitou o poema Maria tinha um carneirinho com aquela voz esganiçada e Disney imediatamente encontrou a alma de seu pato. Nash foi a voz oficial de Donald durante mais de 50 anos, calando-se apenas quando a morte o levou, em 1986.

O pato — com voz de pato — começou então a transformar-se em um dos personagens mais queridos do público e ganhou papel principal nas histórias. Era o centro das histórias em companhia de seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho, e da fiel Margarida. Nunca ficou claro a ninguém, qual o grau de intimidade entre Donald e Margarida, mas a dupla sempre garantiu boas trapalhadas e risadas. Em 1947, o clã dos patos famosos ganha o tio Patinhas. De acordo com site da Disney, Donald protagonizou 128 desenhos animados – isso sem contar suas inúmeras aparições em outros desenhos ao lado de Mickey e Pluto, por exemplo.

(Com AFP)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s