Agência brasileira se desculpa por vídeo que compara 11 de setembro a tsunami

Da BandNews – Jornalismo

Da Redação com agências

mundo@eband.com.br

Após causar repúdio nos Estados Unidos e no Brasil, a agência de publicidade brasileira DM9 pediu desculpas pelo vídeo feito para a ONG ambiental WWF. As imagens mostram diversos aviões caindo depois que dois deles se chocam contra as torres gêmeas em Manhattan, Nova York, onde aconteceram os atentados de 11 de setembro.

Entre uma imagem e outra, aparecem os dizeres: “Em 2001, uma das maiores tragédias da humanidade matou 2.819 pessoas. Em 2005, um tsunami matou 280.000 pessoas. Foram 100 vezes mais mortes. Nosso planeta é brutalmente poderoso. Respeite isso. Conserve isso”.  

Em um comunicado, Sergio Valente, presidente da agência se desculpou e disse que o anúncio “jamais deveria ter sido criado, aprovado ou veiculado” e que não reflete “a posição nem o pensamento da agência no que diz respeito aos acontecimentos de 11 de setembro”.

“Ele foi criado e aprovado no final de 2008, equivocadamente. Fruto somente da inexperiência de alguns profissionais envolvidos em ambas as partes. E não de má fé ou desrespeito ao sofrimento americano”, disse Valente. 

O presidente afirmou que assim que o equívoco foi percebido, agência e cliente decidiram pela suspensão imediata da divulgação do anúncio, que foi veiculado apenas uma vez em um jornal local. No entanto, segundo ele, “inadvertidamente” ele foi submetido a uma competição de propaganda internacional, de onde foi resgatado, causando um grande “mal estar”, completou.

Segundo o site BlueBus, a DM9 chegou a inscrever o filme no Festival de Cannes, embora a agência negue a autoria do vídeo.

Reações
Diversos veículos de comunicação americanos, como o jornal “The New York Times” e a Ad Age, uma das mais importantes agências de publicidade do país, criticaram o vídeo.

O site da WWF, cujo logo aparece na campanha, condenou o material e disse que em 2008, quando ele foi apresentado, não aprovou sua circulação.

“A relação entre atos de terrorismo, que vitimaram milhares de pessoas, com os efeitos das mudanças climáticas não é justificada em hipótese alguma e não está alinhada com a mensagem que a organização pretende passar para atingir seus objetivos de conservação da natureza e uso sustentável dos recursos naturais”, diz o comunicado.

Tsunami WWF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s