Big Data no seu carrinho de compras

Agora, sua compra no site do Pão de Açúcar virou, oficialmente, fonte de dados para estudos de mercado publicitário (Brasil Econômico, 22/10/2014 – Caderno Empresa, p. 14).
bigdata
… e lá vem o papo da privacidade, do direito ao sigilo, blá blá blá …
O negócio é o seguinte: estamos num novo mundo, quer você queira, ou não. Todos somos rastreados desde que acordamos até a hora de dormir (às vezes, durante o sono também! hehe). Esse é o preço das benesses da tecnologia.
Se você gosta do seu GPS, que ajuda a chegar naquele restaurante maravilhoso, mas escondidinho numa travessa minúscula, então o mundo vai saber que você está lá. Se você gosta de conversar com seus amigos e família pelo Skype, o mundo vai saber de onde você liga, a que horas faz isso, fala com que lugares… É assim que funciona.
Isso não é ruim! Alguém vai poder te indicar outro restaurante super nas redondezas. As companhias telefônicas vão te oferecer pacotes de dados compatíveis com seu uso e as lojas, somente aquilo que você realmente – nada de disco de pagode para quem curte ópera. Fornecedores de serviços lembram da troca do óleo, do retorno do médico, do pagamento da conta, até do leite que, pela previsão dos seus dados, deve estar faltando na geladeira (já conferiu?).
Numa escala maior ou menor, você está sendo monitorado. Então, que tal tirar essa cara emburrada e começar a aproveitar o que o Big Data te oferece de melhor?
=)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s