Diploma de jornalista e salário de estagiário? A culpa não é da empresa!

diplo_jor
Sou jornalista. Formada há mais de 15 anos. E sempre foi assim: um mercado saturado, onde empresas querem muito e pagam pouco.
Fico acompanhando discussões intermináveis sobre o abuso do anúncio de vagas com listas extensas de pré-requisitos e um salário de estágio. Indignados, jornalistas são um sem fim de reclamações.Opa! Peraí! Como assim?!Primeiro, isso se chama mercado de trabalho – e mercado segue a regra básica de oferta-procura. Mais oferta de jornalistas, menores salários são possíveis. Possíveis, não aceitáveis. E se há tantas vagas com esse salário, alguém parou para pensar que EXISTE SIM jornalista que aceita essa condição?

Além disso, a proliferação dos cursos de jornalismo criou um contingente de profissionais desqualificados. Para muitos deles,  pelo que fazem e pela sua capacidade, esse salário até é de mais (sim, eu acho isso! # prontofalei).

Fato posto, passou da hora de (nós, jornalistas) pararmos de reclamar das empresas. São culpados, na verdade, os profissionais mal preparados que entram no mercado e não buscam mais qualificação porque lhes basta o registro profissional e a carteira da FENAJ; as pseudo faculdades, que formam jornalistas medíocres, que não conhecem o mandamento mais importante sobre o uso da vírgula (“jamais separarás o sujeito do predicado”); e, acima de tudo, os jornalistas que aceitam receber abaixo do piso  da categoria, e permanecem nessa situação, apenas reclamando no final do mês.

Se você se reconheceu nesse papel, está na hora de se mexer. Se você se reconheceu como um acusador eterno das empresas, comece a apontar o dedo para o lado certo. Se você concorda comigo, ufa!, é bom não estar só!

=)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s