Tema 3/50: Ensino Superior 100% a distância é possível?

Nada nunca é 100%, nem a distância

Desde o dia 21 de janeiro, participo de uma iniciativa A Educação a Distância no Contexto Atual: 50 temas e 50 dias online. A ideias é ter 50 dias de debate online, as contribuições serão compiladas e selecionadas e-book. Essa iniciativa é um projeto do Grupo A, a ABED e o Guia EAD Brasil. Vou compartilhar minhas impressões sobre os temas, por aqui. Ótimos 50 dias para nós.

O tema 3 é: Ensino Superior 100% a distância: as IES estão realmente preparadas para a oferta? Com o volume crescente de IES credenciadas e cursos autorizados para EaD, além de preencherem os requisitos do MEC, as IES estão realmente investindo, se reestruturando e se reinventando para a modalidade? Quais os principais avanços notados nos últimos anos?

Ao trabalhar com educação online no campo da saúde, precisamos entender como a EaD funcionaria nesse contexto. Nossos achados apontam que nem tudo pode ser 100% a distância. Talvez o desenvolvimento das TICs ajude a mudar isso e vai ser possível, num futuro bem próximo. Em outras áreas do conhecimento, avalio que será necessário ainda mais pesquisas para entender o que será possível oferecer 100% a distância a curto, médio ou longo prazos.

Apesar do boom dos cursos na modalidade à distância, nos últimos anos, não percebo um investimento significativo nesse campo, principalmente no que diz respeito as metodologias ensino-aprendizagem. Muitas vezes, as instituições priorizam investimento em infraestrutura física e esquecem que o relacionamento aluno -ambiente de aprendizagem – conteúdo depende de outros fatores como desenho pedagógico, adequação de linguagem e desenho de interação aluno-máquina.

Os avanços percebidos estão bastante focados nas tecnologias digitais – ambientes online diferenciados, por exemplo. Contudo, ainda não vejo evolução nas metodologias educacionais e pedagógicos em sim. Ainda fazemos EaD online como no sua origem. Ainda há um caminho promissor para inovações em EaD!

post scriptum…

Um ponto que acabei não mencionando na discussão online, mas que me ocorre agora, que preparo esse post, é a reflexão sobre que é “a distância” nesse mundo onde as ferramentas de áudio e vídeo via web são comuns? Estar separado fisicamente, hoje, não quer dizer estar presente sincronicamente, via Skype, Appear.in, FaceTime, Messenger, WhatsApp. Um exemplo concreto disso são as bancas de mestrado e doutorado que já são compostas por pessoas que estão do outro lado do mundo. Esse é nosso novo mundo, conectado, conectando e conectível!

Pensando nisso, o que é distância para você hoje?

E você, o que pensa?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.