Tema 6/50: Limitações e possibilidades de inovação em EaD

Tudo é possível mas nem tudo nos convém (ou podemos pagar por!)

Desde o dia 21 de janeiro, participo de uma iniciativa A Educação a Distância no Contexto Atual: 50 temas e 50 dias online. A ideias é ter 50 dias de debate online, as contribuições serão compiladas e selecionadas e-book. Essa iniciativa é um projeto do Grupo A, a ABED e o Guia EAD Brasil. Vou compartilhar minhas impressões sobre os temas, por aqui. Ótimos 50 dias para nós. O tema 6 é: Com o surgimento exponencial de tecnologias, recursos e mídias, há um estímulo constante para revolucionar e inovar a tradicional estrutura das Instituições de Ensino Superior. Quais são as limitações e possibilidades de inovação que vocês vislumbram no Ensino Superior a Distância?


As limitações e as possibilidades estão sempre relacionadas aos objetivos iniciais do curso e aos recursos disponíveis – tanto financeiros quanto de prazo, afinal, tempo é um recurso escasso! Um exemplo recente que vivi foi em relação a utilização do microlearning.

A ideia inicial seria montar todo um programa de formação em saúde, sobre um determinado tema, no formato de microcursos conectados por trilhas de aprendizagem. Assim sendo, começou o trabalho na frente tecnológica e de conteúdo para concretizar a proposta. Ao fim e ao cabo, em termos de tecnologia, havíamos resolvido todas as questões, inclusive as ideias mais inovadoras e disruptivas. Mas descobrimos que nem todo o conteúdo em saúde é possível de ser transformado em cursos nesse formato.

Concretamente, os limites tecnológicos normalmente são balizados pelo aporte financeiro, enquanto inovações pedagógica, essas dependem dos objetivos educacionais de de aprendizagem aos quais o curso se propõe e às exigências como trabalhos de conclusão, interação sincrônica, canais diferenciados para tutoria, entre outros.

É importante ressalvar que um curso pode ser completamente inovador numa área e tradicional em outra, sem que isso defina seu potencial de estimular aprendizagem. Afinal, isso depende do aluno, do seu estilo de aprendizagem e do seu contexto. =)

E você, o que pensa?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.