Tema 15/50: Presencial X Online: o que é fundamental num e noutro

Se online, adapte. Se presencial, aproveite o melhor dos dois mundos

Desde o dia 21 de janeiro, participo de uma iniciativa A Educação a Distância no Contexto Atual: 50 temas e 50 dias online. A ideias é ter 50 dias de debate online, as contribuições serão compiladas e selecionadas e-book. Essa iniciativa é um projeto do Grupo A, a ABED e o Guia EAD Brasil. Vou compartilhar minhas impressões sobre os temas, por aqui. Ótimos 50 dias para nós. A apresentação do tema 15 é: Considerando que a educação a distância e a presencial são complementares, quais as atividades presenciais são totalmente prescindíveis em cursos a distância? E por outro lado, o que os encontros presenciais podem trazer em termos de aprendizagem que nenhuma relação virtual traz?


Nada substitui o olho no olho. Isso é fato. O contato pessoal entre educador e educando promove ligações mais intensas e cria uma cumplicidade que, em alguns meios online não é possível. Mesmo assim, não acredito que haja ações insubstituíveis numa ou noutra forma. Mas sim, que há ações que precisam ser modificada para atingir os mesmos fins.

Por isso, quando se concebe um curso online, é necessário realizar substituições que garantam os mesmos fins pedagógicos por meios diferentes. No caso dos cursos híbridos, é preciso aproveitar o melhor dos dois mundos.

E você, o que pensa?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.