Tema 20/50: E se a internet é limitada?

Não entre em sala de aula sem papel e caneta. Não se matricule num EaD online sem internet.

Desde o dia 21 de janeiro, participo de uma iniciativa A Educação a Distância no Contexto Atual: 50 temas e 50 dias online. A ideias é ter 50 dias de debate online, as contribuições serão compiladas e selecionadas e-book. Essa iniciativa é um projeto do Grupo A, a ABED e o Guia EAD Brasil. Vou compartilhar minhas impressões sobre os temas, por aqui. Ótimos 50 dias para nós. A apresentação do tema 20 é: Sabemos que o acesso à internet ainda é limitado em algumas regiões do Brasil. Quais são as alternativas possíveis e/ou orientações que os alunos precisam conhecer para terem acesso à experiências cada vez mais utilizadas em cursos EAD como encontros ao vivo por webconferências ou até mesmo acesso às videoaulas? E quais são as estratégias que vocês utilizam quando estão com acesso limitado?


Minhas experiência com áreas de difícil acesso resultou na criação de adaptações no Moodle e formas de empacotamento que permitissem o carregamento dos conteúdos e o uso offline.

Mesmo assim, tem sido uma preocupação, a cada curso, a busca por recursos e tecnologias que permitam a redução da necessidade de banda para download de recursos – como a redução do uso de vídeoaulas e o uso de ferramentas alternativas “mais leves” para webconferências.

Do lado do aluno, é importante que ele esteja ciente de que, da mesma forma que não se vai para uma aula presencial sem instrumentos de anotação (papel e caneta, computador ou gravador), não se faz um curso EaD online sem internet.

Casos excepcionais ocorrem com todos. Em dia de provas, meu ônibus pode quebrar, assim como pode faltar luz na minha casa na data da entrega de um trabalho ou participação num forum. Como sempre, caso a caso precisam de regras e de avaliação. Cabe à instituição informar ao aluno das questões e como resolver.

E você, o que pensa?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.